Amaciar motor de carro 0 km é uma dica é antiga, mas ainda atual, mesmo com a evolução da tecnologia. Os motores atuais realmente são fabricados com muito mais precisão do que no passado, mas isso não impede que ainda recebam recomendações das montadoras para atentar a um período de “acomodação” das peças.

Nossos Gênios especialistas da Ápia preparam uma série de vídeos para explicar em detalhes como amaciar motor de carro 0 km. Confira a seguir e aproveite ao máximo o seu carro novo.

Aprenda a amaciar motor de carro novo

O amaciamento é necessário para um melhor ajuste das peças móveis de dentro do motor, pois elas podem sair da fábrica com alguma rugosidade. Hoje em dia, essa rugosidade é bem menor nos carros do que anos atrás, devido ao aumento da tecnologia na fabricação.

Se antes as montadoras faziam ajustes à mão nas peças do motor, agora é tudo automatizado. Mesmo assim, o atrito inicial pode soltar pequenas partículas no óleo mais do que soltaria em um veículo com maior quilometragem. Confira detalhes no primeiro vídeo da série:

Assentamento das peças

+ Volkswagen T-Cross chega em breve ao Brasil

+ VW Tiguan Allspace vence categoria de R$ 120 mil a R$ 140 mil

+ Consertar carro em concessionária custa menos do que se imagina

Como trocar a marcha

Quase todas as montadoras recomendam cautela com o motor logo que o carro sai da concessionária. Isso estará escrito no manual do proprietário, quando for o caso. A Volkswagen considera os primeiros 1 mil quilômetros como a fase de amaciamento. Nesse período, o motorista nunca deve ultrapassar ¾ da velocidade máxima do veículo. Além disso, evitar acelerações excessivas que levem a altas rotações. Confira mais dicas no segundo vídeo da série:

Cuidado com troca de óleo

Antes dos primeiros 1 mil quilômetros também não é indicado usar reboque. Os cuidados iniciais aumentarão a vida útil do motor e resultarão em baixo consumo de óleo o combustível. A troca de óleo com produtos de qualidade também é muito importante. Lembre-se que o barato pode sair caro, resultando numa retífica de motor precoce. Confira mais detalhes no terceiro e último vídeo da série como amaciar motor:

Gostou de aprender sobre como amaciar motor de carro 0 km? Se tiver mais alguma dúvida, envie uma mensagem que nosso Gênio vai responder em vídeo. Fique ligado, pois toda semana tem um vídeo novo nas redes sociais da Ápia, siga as páginas para não perder nenhuma.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos!