O pontapé inicial da Copa do Mundo 2018 da Rússia está próximo. Na próxima quinta-feira (14) começa o torneio global que além de resgatar a decoração verde e amarelo nas casas e nos escritórios, também faz algumas ruas das cidades ganharem as cores da bandeira nacional. É possível tirar tinta dos pneus? Será que as tradicionais vias pintadas prejudicam a vida útil pneus dos carros?

Na maioria dos casos não. Para Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli para a América Latina, a tinta aplicada sobre o asfalto só é prejudicial ao veículo se estiver ainda fresca. ‘Todo derivado de petróleo, como a tinta utilizada para pintar o asfalto, é sempre agressivo”, alerta Falkenstein.

Rua pintada para a Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução)

Dá para retirar da lataria?

Só haverá prejuízo maior caso a tinta ainda esteja fresca, se ela grudar no pneu e acabar respingando na lataria. Caso isso ocorra, a indicação é não utilizar nenhum produto abrasivo e procurar o mais rápido possível um centro especializado em remover esse tipo de contaminação. “Normalmente, em casos assim, nós utilizamos uma massa chamada ‘Claybar‘ para retirar o excesso, e depois fazemos o polimento técnico com cristalização da pintura”, informa Affonso Kherlakian da High Clean SP.

+ O que acontece quanto você não faz a troca de óleo do carro

+ Como funciona o ESC, item que revolucionou a segurança automotiva

+ Volkswagen Passat 2018 ganha upgrade em tecnologia e itens de série

A tinta prejudica os pneus?

No entanto, há uma outra questão que vai além da estética automotiva. Falkenstein explica que as tintas acrílicas aplicadas sobre o solo podem prejudicar a aderência dos pneus e até a distância da frenagem, que pode aumentar. “Isso pode prejudicar a aderência do carro em curvas e até aumentar a distância de parada em caso de uma frenagem mais forte, mesmo que o asfalto esteja seco”. Dito isso, vale a pena evitar abusar do acelerador ao rodar pelo asfalto decorado.

Rua pintada para a Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução)

É permitido pintar as ruas na Copa?

Sim. Pintar as ruas para a Copa do Mundo até poderia ser considerada como uma infração em cidades como São Paulo, por conta da lei Cidade Limpa. Mas durante o evento essa intervenção nas vias públicas é permitida. É uma exceção à regra. Esse tipo de arte foi liberada pelo “SPCopa”, um comitê especial criado para a Copa do Mundo de 2014.

E aí? Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais!

Texto: Alexandre Izo/revistaautoesporte.globo.com