A sua segurança e a de sua família é um dos critérios mais importantes na hora de adquirir um carro. Neste quesito, além dos airbags e cintos de três pontos, recursos de segurança ativa fazem toda a diferença. É nesse mix que entra o Controle Eletrônico de Estabilidade, também conhecido como ESC (Electronic Stability Control).

Para especialistas em automobilística, esta nova tecnologia é considerada a mais importante desde a invenção do cinto de segurança. Uma pesquisa realizada pelo IIHS, órgão norteamericano responsável pela segurança nas estradas, trouxe alguns dados sobre a eficiência desse dispositivo.

Os resultados mostraram que o ESC pode evitar cerca de 30% dos acidentes fatais e reduzir o risco de capotagem em até 80%. Com essas estimativas, se todos os veículos dos EUA estivessem equipados com esta tecnologia, seriam evitados anualmente cerca de 10 mil acidentes com mortes.

Agora que você tem uma ideia da importância desse sistema, entenda como ele funciona e quais modelos Volkswagen oferecem essa tecnologia.

Como funciona o Controle Eletrônico de Estabilidade

Na prática, o ESC identifica a perda de controle do veículo por meio de mudanças bruscas de direção e atua para ajudar o motorista a estabilizá-lo. Esse trabalho se dá pela capacidade que o dispositivo tem de atuar nos freios ABS de forma independente em cada roda e também de reduzir automaticamente o torque do motor para que a estabilidade seja retomada.

Tecnicamente falando, o Controle Eletrônico de Estabilidade é um módulo que atua em conjunto com outros módulos do veículo. Por meio de diversos sensores, ele coleta informações em tempo real, tais como a velocidade de cada roda, o ângulo da direção e o equilíbrio do veículo. Ao perceber o risco de acidente diante de uma mudança brusca na direção e diferença na aderênciadas rodas, ela age para estabilizar esses elementos.

O sistema pode, por exemplo, aplicar a frenagem nas rodas com intensidade diferente em cada uma para que a aderência se estabilize. Assim, ele impede a perda de controle em curvas fechadas feitas acima da velocidade segura, desvios bruscos diante de algum objeto na pista ou acidente à frente, derrapagem em piso escorregadio e muitas outras situações de perigo.

Modelos Volkswagen equipados com ESC

No Brasil, esta tecnologia será obrigatória para todos os veículos em 2022. No entanto, a Volkswagen já oferece esse recurso em versões top de linha de alguns modelos. São eles:

Investir em segurança nunca é demais. E a tecnologia presente nos modelos Volkswagen está sempre preocupada em oferecer oque há de melhor e mais moderno nesse quesito. O Controle Eletrônico de Estabilidade é um exemplo disso.

Afinal, nada melhor do que adquirir um carro novo e ter a certeza de que ele oferece não apenas o conforto e o prazer de dirigir que você tanto aprecia, mas, sobretudo, a segurança que você e sua família merecem. Visite uma concessionária Volkswagen e descubra o que mais nossa tecnologia tem a oferecer para sua segurança e conforto!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador