Os avanços da tecnologia dos últimos anos têm sido pautados por um elemento cada vez mais valorizado: a eficiência. Ou seja, a capacidade de atingir a máxima performance consumindo o mínimo de recursos. Isso quer dizer que o futuro depende do desenvolvimento de máquinas e dispositivos cada vez mais eficientes. E quando se trata deste quesito, o motor TSI da Volkswagen já está em vantagem.

Presente em mais da metade do portfólio da montadora, a tecnologia TSI apresenta o melhor equilíbrio entre potência e economia em diversas categorias do mercado. Isso quer dizer que, seja qual for seu modelo Volkswagen dos sonhos, essa alta tecnologia estará ao seu alcance. Quer saber mais sobre essa eficiência em desempenho? Então leia a seguir.

A tecnologia TSI

Fazer mais com menos. Essa máxima está por trás de cada detalhe do motor TSI. A começar por suas dimensões. Trata-se de um motor menor e mais leve que, apesar do tamanho, consegue entregar maior potência. Isso porque o tamanho menor gera menos desperdício de energia com o atrito das partes. E, por ser mais leve, reduz também o peso total do carro.

Eficiência também significa economia nos custos e isso está presente no menor consumo. Por trás disso está injeção direta de combustível, que é a base da tecnologia TSI. Trata-se de um sistema que injeta o combustível com alta pressão na câmara de combustão. O resultado é ganho de desempenho, pois, sob essas condições, a pulverização do combustível é maior.

Isso também permite que os motores flexíveis (que utilizam tanto etanol como gasolina em qualquer proporção de mistura) não precisem mais do sistema auxiliar de partida a frio. Mais um ponto de economia.

motor-TSI-Volkswagen-2Turbo

O turbocompressor presente nos motores TSI atua para que a massa de ar que entra no motor seja comprimida, aumentando seu volume. Isso influencia positivamente na potência e no torque, fazendo com que o desempenho seja sensivelmente maior em comparação com modelos de mesma cilindrada que utilizam aspiração natural.

Válvula Wastegate

Outro elemento importante para que o motor TSI seja tão eficiente é sua válvula de passagem, chamada de Válvula Wastegate. Controlada eletronicamente, ela se fecha em baixos regimes de rotação. Isso permite ao compressor receber as correntes de gases do escapamento para maior ganho no torque.

Para se ter uma ideia do resultado final de toda essa tecnologia de desempenho, todos modelos da Volkswagen equipados com TSI vão de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Versões do motor TSI

O motor TSI se apresenta em seis versões diferentes, cada uma com suas características. São elas:

  • TSI 105cv – é o mais potente da categoria 1.0 e vai de 0 a 100 km/h e 9,3 segundos;
  • TSI 125cv – potência e economia que atinge velocidade máxima de 197 km/h;
  • 200 TSI – oferece 128cv de potência e tem o maior torque da categoria;
  • TSI 150cv – motor 1.4 com desempenho que alia rapidez com consumo econômico;
  • TSI 211cv – está entre os motores mais premiados internacionalmente;
  • TSI 220cv – adrenalina pura em desempenho com motor 2.0. É o mais potente de toda a família.

Modelos Equipados com tecnologia TSI

Conheça agora os modelos Volkswagen equipados com motores TSI e descubra qual se encaixa melhor no seu perfil.

Carros com motor TSI da Volkswagen, em sentido horário: Virtus, Novo Up!, Golf e Novo Polo

Virtus 200 TSI

O novo sedã da Volkswagen oferece o motor 200 TSI nas versões Comfortline e Highline. Um esportivo disfarçado de sedã. Saiba mais sobre o Virtus.

Novo Polo 200 TSI

Nas versões Confortline e Highline, o Novo Polo oferece motor 200 TSI com alta performance de deslocamento, daquelas que dá a sensação de ter o corpo colado no banco quando acelera. Saiba mais sobre o Polo.

Novo Up! TSI

É a melhor representação do que o TSI oferece em rapidez, leveza e economia. Oferece motor 1.0 TSI nas versões move up!, up! pepper e cross up!. Saiba mais sobre o Up!

Golf TSI

É um clássico da Volkswagen que vem sendo modernizado. Agora tem a potência de sempre com a leveza moderna. O motor TSI vem nas versões GTI (2.0 de 220 cv), Comfortline (1.0 TSI) e Highline (1.4 TSI). Saiba mais sobre o Golf.

Carros com motor TSI da Volkswagen, em sentido horário: Tiguan, Passat, Golf Variant e Jetta

Golf Variant TSI

Espaço e conforto na perua mais potente do mercado. Apresenta motor 1.4 TSI em todas as versões. Saiba mais sobre o Golf Variant.

Novo Passat TSI

Quem vê tanta sofisticação e potência não acredita no quanto esse modelo é econômico. O Passat vem equipado com motor 200 TSI. Saiba mais sobre o Passat.

Jetta TSI

Sedã esportivo com o conforto de sempre e a tecnologia do futuro em potência e economia. É equipado com motor 1.4 TSI na versão Comfortline e 2.0 TSI na versão Highline. Saiba mais sobre o Jetta.

Tiguan TSI

Um off-road rápido, leve, estiloso e econômico. Oferece motor 1.4 TSI. Saiba mais sobre o Tiguan.

A eficiência atinge novos patamares de qualidade e desempenho quando o assunto é motor TSI. Melhor ainda é a ampla variedade de opções que a Volkswagen oferece em seus modelos equipados com essa tecnologia. Certamente, um deles é o que melhor se encaixa no seu perfil. Afinal, potência e economia é algo que ninguém abre mão nos dias de hoje.

Consulte hoje mesmo um consultor de vendas e faça um teste drive para sentir de perto as vantagens dos modelos TSI.

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador