O mês de julho, que coincide com o recesso escolar, é um ótimo momento para fazer uma revisão de férias no seu carro. Afinal, ninguém quer ter transtornos e colocar a segurança da família em risco ao sair para uma viagem, não é mesmo? Fazer a revisão de férias é importante para que todos saiam de casa confiantes de que o veículo está preparado para garantir um bom passeio.

É claro que o ideal é fazer as revisões periódicas durante o ano todo, para evitar desgastes maiores no carro e até obter economia. Além disso, fazer revisões no carro sempre garante maior segurança e tranquilidade. Porém, antes de sair de férias com a família para viajar, é sempre bom checar uma série de elementos muito importantes do seu veículo.

Selecionamos alguns itens que devem ser checados antes de pegar a estrada para passear com a família. Confira a seguir:

O que checar na revisão de férias

Equipamentos de emergência

Pequenas emergências, como um pneu furado, exigem que os equipamentos obrigatórios do seu carro estejam em dia e prontos para o uso. Por isso, comece a checagem por eles. Confira o estado e a calibragem do estepe, o funcionamento do macaco hidráulico, a chave de roda, o triângulo, o extintor, o kit de ferramentas e o de primeiros socorros. Se esses itens não estiverem preparados, você pode ter uma surpresa desagradável no meio da estrada.

Revisão de fériasPneus

A checagem dos pneus inclui observar o tempo de uso e seu estado de conservação. Não se esqueça também de checar o estepe. Muita gente nem lembra de conferir esse item e acaba tendo problemas com um simples pneu furado na rodovia.

Faça também uma análise das rodas, observando a cambagem e o alinhamento. Não deixe ainda de fazer a calibragem correta de todos os pneus, mais uma vez inclua o estepe, respeitando as recomendações do fabricante e considerando o número de ocupantes do veículo.

+ Dicas para economizar combustível e poupar um bom dinheiro

+ Conheça 10 destaques incríveis do Tiguan Allspace

+ Ruas decoradas para Copa do Mundo: como tirar tinta dos pneus do carro

Suspensão

Problemas com a suspensão, geralmente, são graves e demandam uma solução demorada. Por isso, é preciso sempre prestar atenção a quaisquer ruídos fora do comum em seu carro. Fique atento porque rangidos frequentes podem indicar existência de problemas na suspensão. Ao planejar sua viagem, inclua uma checagem nesse item na sua revisão de férias.

Revisão de férias TROCA_VELAS_DE_IGNICAOSistema elétrico

O sistema elétrico é um item muito importante a ser testado na sua revisão de férias. Confira se está tudo certo com o acionamento dos faróis, das lanternas, vidros elétricos, ar-condicionado e limpadores de para-brisa. Muitas vezes, são problemas simples de detectar e resolver, mas que se passarem batido podem dar muita dor de cabeça na estrada.

Revisão de férias_TROCA_LIQUIDO_DE_ARREFECIEMNTOSistema de fluidos

Viagens tendem a exigir maior esforço e desgaste do carro, devido à distância percorrida e também pelo peso geralmente maior transportado. Em situações como essas, o sistema de fluidos deve estar completo e renovado, visando garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo. É importante verificar as condições e a validade do líquido de arrefecimento, óleo do motor, óleo da transmissão, fluido de freio, fluido de direção hidráulica, fluido de embreagem e também do reservatório de partida.

Outros itens

Além desses itens, outros elementos do seu carro não podem ficar de fora da sua revisão de férias. Não esqueça de checar pastilhas de freio, cabo do freio de estacionamento e velas.

Se você conferir periodicamente esses itens e mantiver a revisão e a manutenção do seu carro em dia, a revisão de férias será bem mais fácil. De quebra, isso garante que sua viagem em família seja mais segura e tranquila. Além, claro, de não ameaçar ou comprometer a diversão de todos com contratempos.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!