Há uma dúvida que sempre ronda os proprietários de veículos. Na hora de fazer uma revisão periódica ou um conserto qualquer, qual a melhor alternativa: levar o carro em uma concessionária ou em outra oficina? Para essa decisão, muitos fatores pesam, como a questão do preço e da qualidade do serviço.

Isso acontece porque, se por um lado todos sabem que a qualidade de uma autorizada traz diversas garantias que outras não podem oferecer, por outro ainda persiste a ideia de que os preços da primeira são muito altos quando comparados com outras oficinas.

Mas será que são mesmo? E quais seriam as verdadeiras vantagens de consertar carro em concessionária? Leia este artigo e descubra as respostas!

Concessionária ou oficina especializada?

A primeira coisa a se esclarecer é a diferença entre esses termos: autorizada e especializada.

Uma oficina autorizada está diretamente vinculada ao fabricante do veículo e, muitas vezes, instalada na própria concessionária. Ela só utiliza peças genuínas e dispõe de pessoal treinado pela própria montadora.

Já a oficina especializada pode ser qualquer outra oficina mecânica que se denomine assim. Claro que ela pode ter pessoas capacitadas e total condição para efetuar a manutenção e reparo dos veículos. No entanto, para o cliente, fazer essa verificação e ter a plena comprovação dessa capacitação tende a ser mais difícil. Ou seja, há sempre um risco envolvido nessa opção.

oficina_autorizada2Em outras palavras, uma autorizada já tem, por si só, um selo de garantia e de qualidade do próprio fabricante. Utilizar seus serviços dá a tranquilidade de ser atendido dentro de todos os padrões da marca.

Ter essa mesma tranquilidade em uma especializada demandaria do cliente verificar suas certificações ou confiar na experiência, habilidade e nas ferramentas utilizadas.

+ Revisão de férias: deixe seu carro em dia para viajar

+ Conheça 10 destaques incríveis do Tiguan Allspace

+ Motor TSI da Volkswagen: características, versões e vantagens

A questão do preço

A ideia de que utilizar os serviços da oficina autorizada da concessionária pode custar muito mais é bastante forte entre muitos proprietários. No entanto, há algum exagero nessa percepção. Isso porque os preços nem sempre são maiores e, quando são, a diferença é bem menor do que se imagina no primeiro momento.

Muitos proprietários se surpreendem quando, efetivamente, comparam esses preços. Logo percebem que a distância entre um a outro não é assim tão significativa. Porém, o que mais surpreende nessas horas é que essa diferença pode até perder importância quando se coloca na balança um outro fator: a garantia da qualidade.

Ou seja, é a velha relação custo/benefício, que costuma ser muito vantajosa quando se avaliam as vantagens de utilizar uma oficina autorizada. Confira a seguir!

oficina_autorizada1As principais vantagens de uma concessionária

  • Preservação da garantia – especialmente nos primeiros meses após a compra de um carro novo, fazer as revisões obrigatórias em uma autorizada evita problemas com a garantia.
  • Atendimento especializado – a especialização começa no atendimento, com um consultor qualificado a esclarecer dúvidas, entender melhor seu problema e dar as primeiras orientações e prognósticos.
  • Mecânicos certificados – a certeza de contar com a melhor equipe para o seu modelo. Em oficinas autorizadas, a equipe de mecânicos passa por frequente atualização e certificação para o reparo e a revisão dos veículos da marca. São treinamentos dados pela própria fabricante, com nível técnico elevado e alta especialização.
  • Procedimentos corretos – a complexidade mecânica e eletrônica dos modelos atuais exige muitas vezes procedimentos específicos, que devem ser executados seguindo rígidas normas e orientações do fabricante.Esses procedimentos fazem parte da rotina de uma autorizada.
  • Ferramentas adequadas – é muito importante dispor de ferramentas específicas. Desde aparelhos eletrônicos para análise e diagnósticos, até chaves especiais para determinados modelos. Isso faz toda a diferença na agilidade e na qualidade do serviço.
  • Peças e componentes genuínos – autorizadas utilizam apenas peças e componentes genuínos. Isso garante a durabilidade, as especificações técnicas, a qualidade e o acabamento que peças não genuínas não oferecem.

Todas essas vantagens, quando somadas, criam um acúmulo de benefícios que oferece tranquilidade aos clientes. É a certeza de receber o melhor atendimento, o melhor serviço e o melhor cuidado para seu carro.

Quando se junta isso ao fato de, na maioria dos casos, os preços não são tão díspares como se pensa, fica claro o quanto pode ser um ótimo negócio entregar o reparo e a manutenção do seu carro nas mãos de profissionais altamente capacitados. Afinal, algumas vantagens só uma oficina autorizada pode oferecer. Por tudo isso, vale a pena consertar carro em concessionária.

Gostou do artigo? Compartilhe com um amigo!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador