A questão da segurança de carros vem evoluindo constantemente e algumas marcas sempre se destacam nesse quesito. Entretanto, ainda há muito o que melhorar no aspecto da obrigatoriedade desses itens do ponto de vista da legislação.

Atualmente, as duas únicas obrigatoriedades em termos de item de segurança – além, claro, do básico cinto de três pontos e uso de cadeirinhas de retenção – são os airbags dianteiros e a freios ABS (antitravamento).

Porém, pelos próximos anos, muitas outras tecnologias de segurança devem fazer parte dos itens obrigatórios exigidos por lei para que um carro possa ser comercializado no Brasil.

Leia a seguir quais são esses itens e conheça alguns modelos Volkswagen que já dispõem dessas tecnologias.

Determinações para segurança de carros

No final de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou uma resolução que lista uma série de equipamentos que deverão se tornar obrigatórios nos próximos anos. São quase 40 itens, levando-se em conta as diferentes categorias de veículos. Sem a adoção desses itens, os carros não poderão ser comercializados no país.

Essas determinações representam um importante avanço para a indústria automobilística e, principalmente, para o consumidor. Afinal, ele passará a dispor de veículos mais seguros em diversos aspectos.

Porém, muitas dessas vantagens já são aproveitadas por clientes que optaram por modelos Volkswagen. A montadora sempre deu atenção especial à segurança de seus carros e há algum tempo já disponibiliza uma série de tecnologias que reforçam isso.

+ Saiba porque a Volkswagen tem os carros mais seguros

+ 5 cuidados com pneus que você não pode esquecer

+ Como funciona o ESC, item que revolucionou a segurança automotiva

Itens de segurança de carros que serão obrigatórios

Veja a seguir alguns dos principais itens que se tornarão obrigatórios em breve:

  • Aviso de afastamento de faixa de rodagem (LDWS) – será um aviso sonoro ou visual indicando que o carro está mudando de faixa sem acionar a seta;
  • Sistema de Frenagem Automático Emergência (AEBS) – reduz automaticamente a velocidade do carro ao detectar um veículo à frente em menor velocidade, o que reduz ou evita o impacto;
  • Sistema de Alerta ou Visibilidade Traseira – ainda será definido se será apenas um sensor sonoro ou câmera traseira;
  • Aviso de afivelamento dos cintos de segurança (motorista) – por meio de alerta sonoro, avisará ao motorista que o cinto de segurança não está travado.

Esses são apenas alguns exemplos das mudanças que deverão ser implementadas em termos de tecnologia obrigatória de segurança.

Volkswagen à frente

Sempre focada no tripé segurança, tecnologia e performance, a Volkswagen já inclui em seus modelos uma série de dispositivos de segurança. Não é à toa que é uma das montadoras com modelos mais bem avaliados pela Latin NCap, o órgão que realiza testes de segurança nos veículos comercializados no Brasil.

Conheça algumas das tecnologias que você encontra nos modelos da Volkswagen.

Controle-Adaptativo-de-Velocidade_seguranca_carros_vwACC – Controle Adaptativo de Velocidade

Por meio de um sensor é possível programar uma distância do carro à frente, de modo que o veículo freie e acelere de acordo com essa distância. Esse sistema pode frear o carro até parar, dependendo do veículo adiante. Seu funcionamento, porém, depende sempre de o motorista manter as mãos no volante, para que sempre interfira quando houver necessidade.

Presente no modelos: Golf / Golf Variant / Passat / Tiguan Allspace / Touareg.

detector-de-fadigaDetector de Fadiga

Um sofisticado sistema reconhece o padrão de direção do motorista. Ao perceber mudanças que poderiam indicar fadiga excessiva, emite um sinal sonoro e visual, indicando que talvez seja o momento de fazer uma pausa e descansar.

Presente nos modelos: Polo / Virtus / Golf / Golf Variant / Passat / Tiguan Allspace / Touareg.

esc-controle-eletronico-estabilidade-golf-variantESC – Controle Eletrônico de Estabilidade

Trata-se de um sistema de última geração que evita a perda de estabilidade em certas situações, como curvas ou mudanças buscas de direção. Por meio de uma rede de sensores distribuídos pelo carro, o sistema avalia a trajetória e a tração das rodas. Ao perceber algum problema, interfere na frenagem e até mesmo na aceleração para impedir a perda de controle do veículo.

Presente nos modelos: Polo / Virtus / Saveiro / Golf / Golf Variant / Jetta / Touareg / Amarok / Passat / Tiguan Allspace.

Frenagem-pos-colisao-amarokSistema de frenagem automática pós-colisão

Um inteligente sistema que evita que um acidente tenha desdobramentos mais graves. Sensores percebem quando há algum tipo de colisão e, automaticamente, acionam os freios. Isso evita que o carro siga descontrolado e causando mais danos.

Presente nos modelos: Polo / Virtus / Golf / Golf Variant / Passat / Tiguan Allspace / Jetta.

Com sua constante preocupação com o bem-estar de seus clientes, a Volkswagen está sempre à frente no quesito segurança de carros. Por isso, é uma das montadoras mais bem preparadas para as novas exigências do futuro.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Texto: Rogério de Moraes/Colaborador