Recentemente, a Volkswagen mostrou um pouco mais do T-Cross, o seu novo SUV compacto. A montadora divulgou globalmente alguns traços de design interno e externo do que será o menor da sua família de SUVs. O T-Cross será o primeiro da Volkswagen a ser produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

No comunicado internacional, a a Volkswagen divulgou que a apresentação mundial do modelo será no Outono europeu (entre setembro e dezembro) e o lançamento comercial por lá será na próxima Primavera (março a junho de 2019). O T-Cross chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019 e o início da produção, no Paraná, está previsto para o início do próximo ano.

t-cross volkswagenSimulações virtuais do T-Cross

As simulações virtuais de design divulgadas pela Volkswagen mostram que o T-Cross será um típico SUV compacto com silhueta de dois volumes bem pronunciados, capô alto, ampla grade frontal e faróis retangulares, para transmitir ideia de robustez. Na traseira, as lanternas horizontais são ligadas por uma faixa reflexiva.

No interior, o T-Cross poderá ter opcionalmente acabamento horizontal do painel em duas cores e iluminação ambiente. Também será oferecida opção de teto solar panorâmico e sistema de som de alta qualidade Beats.

Espaço excelente no T-Cross

O T-Cross usará a plataforma MQB, a  mesma do Polo e do Virtus. De acordo com a Volkswagen, com a Estratégia Modular MQB, o eixo dianteiro deslocado para a frente, aumentando assim a distância entre-eixos, cria mais espaço no interior e aumenta o bagageiro. Assim, o T-Cross irá proporcionar excelente espaço para as pernas de todos os ocupantes do veículo.

Além disso, o banco traseiro pode ser dividido (60:40) ou completamente rebatido. Isso cria uma área de carga plana e, assim, ainda mais espaço para bagagens, bicicletas ou pranchas, por exemplo. O rebatimento do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade.

A alta posição de dirigir é típica de um SUV. A visão elevada do T-Cross é percebida por meio da maior distância em relação ao solo e pelo sistema de bancos. Pessoas altas também vão apreciar a posição de dirigir.

+ Saiba porque a Volkswagen tem os carros mais seguros

+ Motor flex: entenda como funciona essa tecnologia criada pela VW

+ Como funcionam conectividade e espelhamento nos carros Volkswagen

t-cross volkswagen

Dimensões do T-Cross brasileiro

O T-Cross brasileiro terá 4,192 m de comprimento, 1.568 m de altura (1 cm mais alto que o T-Cross europeu) e entre-eixos de 2,649 m (8,9 cm mais longo).

O modelo terá apenas motores turbo no Brasil. Serão duas opções flex: 1.0 TSI de até 128 cv, que equipa o Polo e o Virtus, e o 1.4 TSI flex de até 150 cv, que equipa o Golf.

t-cross volkswagenSlogan focado nas características

Até o lançamento, a Volkswagen afirma que a publicidade do T-Cross na Europa será focada em cinco slogans para definir as qualidades do SUV compacto: I am cool; I am practical; I am intuitive; I am safe e, por fim, I am more. Em tradução livre, algo como “eu sou legal, prático, intuitivo, seguro e mais”.

“I am more” – esse é o slogan de apresentação do T-Cross. Esse slogan reflete a filosofia por trás do SUV: oferecer mais que os outros. Mas sem custar mais por isso. O slogan é baseado em quatro características específicas do T-Cross:

  • “I am cool” – design marcante e máxima individualidade;
  • “I am practical” – mais espaço e versatilidade;
  • “I am intuitive“ – digital e conectado;
  • “I am safe” – um dos mais seguros da categoria.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o T-Cross? Que tal conhecer um pouco mais também sobre o Tiguan?

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Fontes: Assessoria VW, motor1.uol.com.br, www.opopular.com.br e www.automotivebusiness.com.br