O Virtus é realmente seguro?

O Virtus é realmente seguro?

No último dia 01, nós da Ápia Matão tivemos o prazer de testar o mais recente lançamento da linha Virtus e colocamos o modelo à prova com o auxílio do excelentíssimo piloto Ricardo. Já adianto para vocês, as impressões foram as melhores possíveis. O novo Virtus foi colocado em situações de emergência e de iminente colisão, em um ambiente controlado, testamos ele em curvas a mais de 110 km/h, frenagens a mais de 120 km/h, guinadas de direção bruscas e tudo o que possam imaginar.

Começamos o trajeto pegando alguns solavancos (típicos das vias brasileiras) e a percepção que tivemos é a de que o modelo ficou ainda mais confortável, com uma suspensão mais ajustada e firme, não sentimos qualquer trepidação dentro do carro, o balanço é praticamente nulo.

Seguindo viagem, passamos para a parte mais interessante do trajeto, a hora em que entendemos a necessidade de estar com o cinto de segurança afivelado. Começamos com uma curva simples a aproximadamente 80 km/h, nela Ricardo provocou o carro ao máximo, guinando o volante de uma vez. Para exemplificar, a sensação era que o carro seguiria reto em direção ao muro, mas como se trata de um verdadeiro Volkswagen, ele corrigiu o caminho graças à atuação do ESC (controle eletrônico de estabilidade) que compara os comandos do motorista com as reações do veículo e, caso seja necessário, o veículo reduz o torque do motor e freia uma ou mais rodas até se estabilizar novamente no trajeto. Esse é um sistema quase imperceptível, ele atua de forma suave, mas muito eficiente. Em poucos milésimos de segundo, o sistema já entendeu o tipo de situação à qual se encontrava e agiu com exatidão.

Na sequência do trajeto, o Virtus foi provocado diversas vezes em curvas mais agudas e passou com excelência em todas. No momento do teste de frenagem, Ricardo criou uma situação hipotética na qual um caminhão freava bruscamente na nossa frente enquanto estávamos a mais de 120km/h, como as leis da física são impiedosas, o único modo de evitarmos tal colisão seria pisando fundo no freio e desviando do veículo à frente, Ricardo então nos mostrou o alto desempenho de mais alguns itens de segurança do Virtus, afundou o pé no freio e desviou do hipotético veículo à frente, a forma como o carro seguiu a trajetória definida por ele foi surpreendente, mesmo em tal situação ele teve o controle total do veículo sem nenhum destracionamento.

Um ponto a se destacar é a eficiência dos freios, o carro foi testado durante toda a manhã e em todos os testes a qualidade e valência dos freios foi a mesma, não perdeu sua eficiência em momento algum.

No resumo da ópera, o Virtus teve diversos upgrades, em relação ao desempenho, na questão de motorização e segurança, ele mantém o padrão elevado da sua versão anterior (sendo o veículo mais responsivo da sua categoria) o que é extremamente positivo, o novo destaque está em seu conforto, é impressionante como a Volks trabalhou a união entre desempenho e conforto, com ajustes certeiros na sua suspensão o conforto do Novo Virtus subiu patamares e como já dito, seu desempenho mantém o nível de excelência já visto anteriormente. O que já era bom se tornou melhor ainda!!

Para finalizar, gostaria de convidar vocês, caros leitores, a testarem o novo Virtus. Claro que de uma maneira menos emocionante pois, infelizmente, não podemos oferecer a expertise ao volante do nosso amigo Ricardo, mas mesmo assim acreditamos que a experiência de conduzir o Novo Virtus será incrível. Vale destacar que, como Ricardo nos disse, com tantos assistentes de segurança, até mesmo um recém-habilitado seria capaz de realizar os testes com segurança e confiança. Então, que tal agendar um test drive na concessionária mais próxima e se surpreender com o desempenho e conforto do Novo Virtus?


Por: Lucas Paiola

Dados obtidos através da academia Volkswagen e VW do Brasil.

Fotos creditadas para Vail e Fábio



Voltar
galeria de imagens 1 galeria de imagens 2