O sucessor espiritual do Gol

O sucessor espiritual do Gol

Se perguntarmos aos brasileiros sobre carros icônicos da indústria automotiva brasileira o modelo que viria a mente da grande maioria com toda certeza seria o Gol. Provavelmente algum familiar ou até mesmo você já esteve com esse icônico modelo estacionado na sua garagem. Lançado no longínguo ano de 1980(42 anos atrás), o Gol veio com o objetivo de substituir um dos modelos mais populares já feitos, o Volkswagen Fusca. Foi nomeado com inspiração clara ao futebol, especialmente para nós brasileiros nos identificarmos com o modelo, e quem diria que daria tão certo. O Gol foi desenvolvido para as vias brasileiras e visando as necessidades dos consumidores locais, um acerto da marca dado seus números de mercado onde foi líder de vendas por impressionantes 27 anos consecutivos. Apesar de toda a trajetória de sucesso, chega a hora de passarmos o bastão, aproveitando o nome sugestivo do nosso modelo peço a permissão para uma analógia futebolística.
Entre 2004 e 2005 vimos o auge da magia no futebol, Ronaldinho encantava o mundo jogando por Barcelona e seleção Brasileira, sendo aplaudido de pé pela torcida do arquirrival Real Madrid, seu auge foi curto mas majestoso, transformando o Barcelona no que foi nos anos seguintes à sua saída, ele quem pavimentou o caminho do clube, passando inclusive o bastão para quem viria a ser melhor do mundo por 7 vezes. No dia 1 de maio de 2005 Lionel Messi entrou em campo para marcar seu primeiro gol pelo profissional, a assistência foi justamente de Ronaldinho Gaúcho, de craque para futuro craque, de Gol para Polo Track.

Dimensões, Plataforma e Segurança

Fazendo um breve comparativo entre os modelos já conseguimos tirar algumas conclusões, o Polo Track é um carro com maiores dimensões que o Gol, de comprimento o Track sai em vantagem com seus 4074mm contra 3892mm do Gol, em largura 1751mm contra 1656mm respectivamente, na distância entre-eixos mais uma vez o Polo se mostra mais interessante, são 2566mm enquanto o Gol comporta 2467mm, no porta-malas contamos com 300L no seu sucessor contra 263L do icônico modelo com 42 anos de mercado. Na questão de dimensões e espaço interno vemos uma grande evolução, nesse momento você deve estar questionando o peso total de cada modelo imaginando que o Polo Track seja muito mais pesado que o Gol, mas a diferença é mínima, os dois modelos são separados por 45Kg(1054Kg para o Polo contra 1009Kg do Gol). Isso se deve graças a plataforma inovadora que integra Veículos Volkswagen, Skoda, Seat e Audi e que está presente no Polo, a plataforma MQB(Matriz Modular Transversal) pode ser considerada uma revolução para as marcas, nela somente a medida que vai do centro das rodas dianteiras aos pedais será igual em todos os modelos com essa mesma base construtiva, com isso Volks e companhia conseguem entregar produtos de qualidade a preços mais atraentes. Ela é feita com aços de alta resistência e ultra-alta resistência, esses materias além de serem extremamente resistentes eles também acabam sendo mais leves que as ligas convencionais(por isso Polo Track e Gol acabam não tendo uma diferença evidente no peso). A proveitando o gancho, além de o Polo Track contar com maiores dimensões e um peso próximo ao Gol graças a plataforma MQB, essa mesma plataforma também torna o Track mais seguro, com a junção de aços mais resistentes em sua base, controle de tração, 4 airbags e freios ABS, o Polo obtém maiores notas de segurança que seu antecessor.


Nos itens de série o Track traz mais conforto para você e seus passageiros, contando com ar condicionado para os dias mais quentes; media plus para estar sempre conectado com suas rádios prediletas ou se preferir, conecte seu celular via bluetooth para ouvir suas músicas selecionadas; para maior conforto também contamos com vidro elétrico nas portas dianteiras.


O veredicto é que o Polo Track substitui magistralmente o queridinho dos brasileiros, trazendo muito mais segurança, espaço e conforto para os amantes de um hatch pauleira.


Por: Lucas Paiola

Dados obtidos através da academia Volkswagen e VW do Brasil.

Voltar