Virtus x Concorrência

Virtus x Concorrência

Para finalizar nosso mês especial sobre o novo Virtus nada melhor do que um comparativo com seus concorrentes. Afinal, embora o Virtus já tenha se estabelecido como uma referência em sua categoria, é sempre interessante ver como ele se sai em relação aos outros modelos que disputam espaço no mercado. Você vai se surpreender com o que descobrimos em nossa análise comparativa, que traz informações detalhadas sobre o desempenho, design, tecnologia e muito mais.

O novo Virtus, como já sabemos, é ofertado em 5 versões. Seus principais concorrentes englobam grandes montadoras(Toyota, Fiat, Hyundai, Chevrolet e Honda), páreo duro para o novo lançamento da Volks, não?  

Para ficar de uma forma coesa vou separar as versões em tópicos, vamos lá!

Virtus TSI Manual

Na versão base seus concorrentes contam com o grande acerto da GM, o Onix Plus LT Manual e o Fiat Cronos Drive Manual. Desses, somente o modelo da marca italiana não conta com motor 1.0 turbo, ele vem equipado com um motor de 1.3L aspirado com 107cv, em comparação, Virtus TSI e Onix Plus LT contam com motor 1.0 turbo com 116cv. O diferencial fica pelo desempenho ao rodar, o novo modelo da Volks chega com uma suspensão mais ajustada e é o único a contar com uma gama completa de itens de segurança que auxiliam o motorista no dia a dia, como por exemplo o Auxílio de subida em declives, post collision break, controle de estabilidade e tração, sensores de estacionamento e 6 airbags(coisa que Fiat Cronos deixa a desejar com somente 2 airbags), como dito na semana passada o Virtus é o veículo mais responsivo da sua categoria.
Já no seu design, é o único a contar com faróis full led, luz de condução diurna e rodas 15"/195.
Por dentro temos carregamento por indução, painel digital 8", multimídia 6,5", volante com comandos e ajuste de altura e profundidade e o maior porta-malas da categoria(521L), novamente, o único da categoria a entregar todos esses itens de série.
Em questão de dimensões ele é o maior da categoria, então espaço interno não será um problema.
No resumo, o Virtus TSI Manual oferece a combinação perfeita, conforto, desempenho, segurança e design, isso na versão base, vamos dar uma olhada nas próximas!

Virtus TSI Automático

Nessa versão temos a presença de novos concorrentes, Onix Plus LT Automático, Cronos Precision Automático e agora Toyota Yaris Sedan XL Automático e Hyundai HB20S Comfort Automático(os modelos da marca italiana e japonesa são aspirados).

Se você gostou das adições apresentadas na versão base do Virtus, a tendência é se apaixonar cada vez mais. Na TSI automático, como o nome ja diz, teremos de série um câmbio automático de 6 marchas com função de troca sequencial, tanto pelo câmbio quanto pelas aletas atrás do volante.
No visual temos as mesmas configurações da versão base(e se mantém como o único da categoria com faróis full led e luz de condução diurna), somente com uma leve mudança no símbolo da Volks na parte frontal do carro para adaptação do ACC(Controle de cruzeiro adaptativo). 
Na parte interna temos a adição do volante em couro e, novamente, o único da categoria a contar com volante com ajustes de altura e profundidade e comandos, carregamento por indução, painel digital 8", multimídia 6,5" e nessa versão ainda temos ar-condicionado traseiro e encosto de braço para o motorista enquanto seus concorrentes não ofertam esse item de série. O pacote de segurança que já era completo recebe agora o piloto automático adaptativo(ACC), o que traz maior conforto para uma viagem.

Virtus Comfortline

Agora o Cronos sai de cena para a entrada do Honda City Sedan EX Automático, Onix Plus LTZ Automático, Hb20S Platinum Automático e Yaris Sedan XS Automático são os outros concorrentes, pareô duro, não?

Nessa versão a motorização do Virtus tem um upgrade, saindo dos 116cv e 16,8Kgfm de torque para 128cv e 20,4Kgfm, em comparação com a concorrência é o mais potente da categoria(City 126cv e 15,5Kfgm, Onix 116cv e 16,5Kfgm, Hb20S 120cv e 17,5Kfgm e Yaris 110cv e 14,6Kfgm.
No exterior continuamos com o Virtus sendo o único com faróis full led e luz de condução diurna, nessa versão já contamos com chave presencial e câmera de ré, agora com rodas diamantadas 16"/205 e detalhes em cromado nos para-choques dianteiros e traseiros.
Internamente oferece o pacote mais completo entre os concorrentes contando com bancos em couro e portas parcialmente em couro, painel digital 10,25", multimídia 6", ar-condicionado digital touchscreen e todos os outros itens das versões anteriores.
O kit de segurança segue o mesmo mas agora com a adição da câmera de ré e freios a disco traseiro.

Virtus Highline

Onix Plus Premier, HB20S Platinum Plus, Yaris Sedan XLS e City Sedan EXL são os concorrentes da vez.
Em motorização o Virtus continua campeão, um ponto a mais para o modelo.
No seu exterior o Virtus não é mais o campeão isolado, nessa versão o modelo da Toyota conta com faróis full led e luz de condução diurna mas somente o Virtus conta com tudo isso e ainda oferta retrovisores rebatíveis e rodas 17"/205.
Internamente temos todos os itens da versão Comfortline mas com a adição da VW Play, a melhor multimídia ofertada no mercado com 10,1" e espelhamento sem fio do seu smartphone, juntamente com o carregamento por indução a necessidade de cabos dentro do veículo é eliminada, essa série de itens é somente ofertada no Virtus.
As adições no pacote de segurança são um destaque, agora além do ACC e sensor e câmera de ré traseira temos sensor dianteiro e a função de frenagem de manobra, o que nos auxilia na hora de uma baliza, por exemplo, quem nunca deu uma raspadinha no carro na hora de estacionar que atire a primeira pedra. Com essa função caso o veículo detecte um risco de colisão durante uma manobra, ele mesmo fará a frenagem para evitar riscos a você e a terceiros, exclusividade da categoria.

Virtus Exclusive

A versão topo de linha do Virtus tem como concorrentes o conhecido e consagrado Corolla na sua versão XEi 2.0 de 177cv e 21,4Kfgm e o Cruze LTZ 1.4 turbo de 150cv e 24,5Kfgm, já o queridinho da Volks conta com motor 1.4 turbo de 150cv e 25,5kfgm, apesar de o Corolla entregar mais cv, por ser aspirado ele perde em arrancada tanto para Cruze quanto Virtus(Virtus faz de 0 a 100 em 8,5s, Cruze em 9,2s e Corolla em 8,9s) e ainda acaba sendo mais "gastão" por ser 2.0L, no conjunto da obra quem sai na frente é o Virtus que acaba sendo o mais versátil da lista, se você precisar de maior torque e potência para uma ultrapassagem ele te atenderá perfeitamente, mas se você quiser um carro mais econômico, surpresa, o Virtus também te atenderá.
Em design o Virtus volta a Figurar sozinho na liderança pois é o único a contar com faróis full led, luz de condução diurna, retrovisores rebatíveis e rodas 18".
No seu cockpit o Virtus oferta carregamento por indução, painel digital 10,25", multimídia 10,1", ar- condicionado traseiro, bancos em couro e portas parcialmente em couro, um pacote de conforto e conectividade completo que somente o Virtus têm.
Na questão de segurança tem a mesma configuração da versão Highline, nota 10 no quesito.

Chegamos ao fim ao mês especial do Virtus, confesso que eu mesmo fiquei impressionado com a gama de acessórios e versatilidade do novo modelo e acredito que vocês também.
Se ainda assim tiverem dúvidas a respeito do desempenho do novo Virtus eu os convido a agendarem um BestDrive na Ápia mais próxima a vocês, tenho certeza que se encantarão!


Por:Lucas Paiola

Dados obtidos através da academia Volkswagen e VW do Brasil.



Voltar
galeria de imagens 1 galeria de imagens 2